Tudo o que você precisa saber sobre o meteoro na Rússia

Essa noite (aqui) um meteoro provocou estragos na Rússia. Muita gente, de forma apressada, achou que fosse a queda de um meteoro, mas na verdade o que aconteceu foi que o meteoro “explodiu” na Atmosfera e a onda de choque causada pela explosão é que causou os estragos. A energia liberada foi tão grande, que mais de 500 pessoas se feriram quando vidros estouraram e fragmentos do meteoro caíram em diversos pontos, provocando danos em pelo menos 4 cidades.

Segundo a ESA (Agência Espacial Européia), o incidente não tem relação com o 2012-DA14, um asteróide do tamanho de uma piscina olímpica que vai passar muito próximo da Terra. Eu acho que é no mínimo curioso um evento desse porte tão próximo da passagem do asteróide. Se não vai se chocar com a Terra, pra mim o asteróide ao menos disse “toma aí uma cusparada na cara”.

Ninguém sabe precisar o tamanho da rocha que explodiu, mas pela dimensão dos estragos causados, é de se presumir que tinha um tamanho considerável, do tipo que se não explodisse e chegasse até o solo, causaria estragos de proporções ainda maiores. O vídeo abaixo mostra o momento em que o meteoro sobrevoa a Rússia em diversos ângulos diferentes:

Mais infos aqui, aqui e aqui.

Atualização: vejam esse vídeo do momento que o Meteoro explode. Vééééééi!!!

Vi esse vídeo através do @ferrreira

Veja também

<>

Comentários

Topo