Nenhuma geladeira é assim uma Brastemp. Nem a da Brastemp.

Esse relato é de um amigo meu e leitor do blog, o Caio.

Depois de 12 anos com uma geladeira Brastemp chegou a hora de buscar uma nova, melhor, mais econômica, mais tecnologia, inox, em resumo a atual quebrou. Mas minha cozinha não é lá um salão, tem o local da geladeira que não dá para ser mudado, só permite colocar uma que a porta abra da direita para a esquerda, logo refrigeradores/geladeiras que possuem tal “habilidade” que se chama de “porta reversível”.

Sorte que é final de mês e você tem uma reserva, então dinheiro no bolso é só questão de escolher o modelo, correto? NÃO! Ao passar o dia procurando na Internet, descobri que os sites mostram mais imagens minúsculas do que informações descritivas e úteis sobre seus produtos. Resolvi ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da Brastemp.

Na primeira vez a atendente foi curta e grossa. Falando num tom agressivo: “A Brastemp não produz geladeira com porta reversível.” Não gostei da forma do atendimento e incrédulo com a resposta, tentei uma segunda vez. Dessa vez um rapaz me passou dois códigos da Brastemp, que mais tarde descobri que não existem. Ele deve ter chutado o modelo ou me sacaneado. Resolvi ligar para o SAC da Consul, então descobri que é a mesma central. Aproveitei para perguntar sobre a Consul e mais uma vez sobre a Brastemp, dessa vez uma atendente bem mais cordial e gentil me informa que a Brastemp e nem a Consul trabalham com o serviço de reversão de porta.

Ok, existem outros fabricantes de geladeiras, vamos atrás deles. Tentei encontrar o telefone do SAC da Borsch, mas sem sucesso. Então me lembrei da Eletrolux, o portfólio não é lá essas coisas, mas quem sabe eles não teriam? Com o número do SAC em mãos. Liguei, tive de esperar só uns 5min para me atenderem, mas como quem precisa sou eu, fiquei na linha.

tumblr_lex3s2CgQN1qe0eclo1_r9_500

Uma atendente aparentemente gentil me atende e tenta me encaminhar rapidamente para o setor de compras. Porém digo que quero somente uma informação, ela solicita meu nome completo e email para preencher o formulário dela e assim permitir minha pergunta. É um procedimento estranho para uma pergunta, mas OK! Após o fornecimento dos dados, ela me permite perguntar e me informa que a Eletrolux não possui refrigerador/geladeira inox com a possibilidade de reversão da porta. Indago se não há nenhum modelo, mesmo que branca, de uma geladeira com a possibilidade de reverter o lado da porta. Eis que ela me responde:

“Sua casa deve se adaptar ao produto e não o produto a sua casa.”

tumblr_lq6yy0iUUN1qeb5vb 

Respondo: “Ok.”

O sangue subiu nos olhos e segundos antes de desligar a ligação, escuto ela perguntar: “Senhor, deseja anotar o protocolo?” Simplesmente desliguei a ligação. Horas depois… Resolvi ir numa loja física para olhar os produtos de perto, fui ao Hiper, Carrefour e Exclusive (Plaza). Descobri que apesar das geladeiras terem como fazer e estar lá fisicamente aonde colocar as peças, o fabricante não disponibiliza e/ou permite o procedimento. Até onde eu sabia, o consumidor tinha direito a fazer a reversão uma vez dentro do prazo de garantia.

Não consigo entender o motivo dos fabricantes fazerem isso. Na verdade ainda não consigo acreditar que mesmo pagando R$ 5.000,00 numa geladeira, não poderei colocá-la na minha cozinha sem gerar transtornos por causa da porta.

Caio Dias
https://about.me/caiodias

Comentário do Blog: chega a ser ridículo tirar uma função tão simples de uma geladeira. Ainda mais hoje em dia, que os apartamentos estão cada vez menores e aproveitar bem o espaço é mandatório. Sem contar o péssimo atendimento dos SACs, como sempre.

Veja também

<>

Comentários

Topo