Wolfram: novos tempos?

Stephen Wolfram é um matemático e físico inglês. Só o fato dele ser matemático E físico ao mesmo tempo já é de se admirar. Mas o que ele está propondo, é muito mais assustador. E não ficarei surpreso se isso acontecer mesmo, afinal o cara recebeu um PHD em física de partículas aos 20 anos, na Caltech, isso sem mencionar o fato de que ele publicou seu primeiro artigo sobre esse assunto com 16 anos. E ainda é o criador dessa ferramenta aqui (artigo longo e em inglês, mas totally worth it reading).

O novo paradigma proposto por Wolfram é chamado de “Máquina de Conhecimento Computacional” (Computational Knowledge Engine). Segundo o criador, esse sistema é capaz de computar respostas a perguntas reais.

Esse artigo aqui dá mais detalhes sobre como a coisa funciona, que chama-se Wolfram Alpha. A nova ferramenta não funciona como o Google, retornando páginas que contém respostas, nem como a Wikipédia nem como o Powerset.  Não baseia-se em Web semântica nem em nenhuma de suas linguagens. Realmente é um troço bem complexo e complicado de entender.

No Wolfram Alpha, o sistema irá computar as respostas para um conjunto enorme de perguntas. Resumidamente, ele irá “entender” a pergunta e a partir daí formular a resposta. Usará uma série de artifícios para representar o conhecimento do mundo real.

Comparando com o Google, ele é uma tabela estática de praticamente tudo o que já foi criado pela humanidade. Porém, está sempre incompleto por conta do que não está publicado na internet e pela demora nas atualizações. O paradigma proposto por Wolfram é completamente inovador, pois o sistema (em teoria) estará apto a responder questionamentos que ainda não foram feitos antes (também estou passando mal).

Parece muito promissor, porém surreal. Perguntas como até que ponto o sistema pode “aprender” a interpretar o conhecimento do mundo real, o quão eficiente será a qualidade de suas respostas, com que velocidade ele irá se desenvolver… As dificuldades em implementar parecem tão grandes quanto a revolução que ele irá causar caso cumpra o que promete. Mas eu colocarei o cinto de segurança, um maremoto pode estar surgindo em breve.

Muitas respostas serão dadas a partir de maio, quando a ferramenta estiver em funcionamento, segundo o próprio site do criador. Vale a leitura disso aqui também, do blog dele.

Se ela se tornar realidade, esqueça a computação como é conhecida hoje.

Fonte: imasters

Veja também

<>

Comentários

Topo