Vida de Suporte Técnico

Esse texto é bem engraçado, e circula há um bom tempo na Internet. Porém, nunca deixa de ser atual. A vida do “cara do suporte” é realmente complicada. Não adianta estudar, se qualificar, resolver broncas e matar um leão por dia. Nenhum título ou graduação vai tirar o seu apelido de “rapaz do computador”.

Eis alguns mandamentos da vida de quem dá suporte:

– Ninguém vai deixar de ligar pro seu celular particular no domingo na hora do Fantástico;
– Sempre o maior volume de ligações virá na hora do almoço, quando você está com as duas mãos ocupadas fazendo o seu prato;
– Você jamais terá vida particular;
– Todos se surpreenderão em saber que você é inteligente;
– Seu melhor amigo é o analgésico;
– Não há nenhuma burrice enorme cometida por um usuário que não possa vir seguida de uma maior ainda;

O texto abaixo retrata bem as situações vividas no cotidiano desses profissionais:

“Esse povo que trabalha prestando serviços por telefone também sofre… Coitados!!! Veja o que aconteceu em um Suporte Técnico de Informática. Esta é uma historia verídica que ocorreu em uma famosa empresa de São Paulo. Não precisaria dizer que a pessoa que trabalhava no suporte foi demitida, mas ela está movendo um processo contra a organização, que a demitiu por ”justa causa”. Segue o diálogo entre o ex-funcionário e o cliente da empresa:

– Help desk assistência, posso ajudar?
– Sim, bem… Estou tendo problema com o Word.
– Que tipo de problema?
– Bem, eu estava digitando e, de repente, todas as palavras sumiram.
– Sumiram? ‘
– Elas desapareceram. Nada.
– Nada?
– Está preta. Não aceita nada que eu digite.
– Você ainda está no Word ou já saiu?
– Como posso saber?
– Você vê o Prompt C: na tela?
– O que é esse ‘promete-se’?
– Esquece. Você consegue mover o cursor pela tela?
– Não há cursor algum. Eu te disse, ele não aceita nada que eu digite.
– Seu monitor tem um indicador de força?
– O que é monitor?
– É essa tela que parece com uma TV. Ele tem uma luzinha que diz quando está ligado?
– Não sei.
– Bom, olhe atrás do monitor, então veja aonde está ligado o cabo de força. Você consegue fazer isso?
– Acho que sim.
– Ótimo. Siga para aonde vai o cabo e me diga se ele está na tomada.
– Tá sim.
– Atrás do monitor, você reparou que existem dois cabos?
– Não.
– Bom, eles estão aí. Preciso que você olhe e ache o outro cabo.
– Ok, achei.
– Siga-o e veja se ele está bem conectado na parte traseira do ”computador.
– Não alcanço!
– Hum. Você consegue ver se está?
– Não.
– Mesmo se você ajoelhar ou se debruçar sobre ele?
– Ah, não, tá muito escuro aqui!
– Escuro?
– Sim, a luz do escritório tá desligada, e a única luz que eu tenho vem da janela, lá do outro lado.
– Bom, acenda a luz então!
– Não posso.
– Por que não?
– Porque estamos sem energia.
– Aaaah, estão… sem energia…? ‘Longa pausa… – Ah! ok, descobrimos o problema agora! Você ainda tem a caixa de papelão e os manuais que vieram com o seu micro?
– Sim, estão no armário.
– Bom! Então, você desconecta o seu sistema, pega tudo, empacota e leva de volta para a loja.
– Sério?? O problema é tão grave assim?
– Sim, temo que seja.
– Bom, então tá. E o que eu digo na loja?
– Diga que você é BURRO demais pra ter um computador!!!

Claro que como suporte, o cara tinha que ter tido bem mais paciência. Para trabalhar nessa função, esse é o requisito número #1. Os usuários não são obrigados a conhecer tudo (apesar de nesse caso… não teria santo que conseguisse se segurar).

USUÁRIO: não consigo imprimir. Cada vez que tento, o computador diz: não é possível encontrar a impressora’. Já levantei a impressora e ”coloquei-a em frente ao monitor para ele ver, mas o computador continua dizendo que não consegue encontrá-la.

SUPORTE: serviço ao Manual da HP. Sérgio falando. Em que posso ser útil?
USUÁRIO: tenho uma impressora HP que precisa ser reparada.
SUPORTE: que modelo é?
USUÁRIO: é uma Hewlett-Packard…
SUPORTE: isto eu já sei. quero saber se é colorida ou preto e branco.
USUÁRIO: é bege!

SUPORTE: bom dia. Posso ajudar em alguma coisa?
USUÁRIO: não consigo imprimir.
SUPORTE: pode clicar no ‘Iniciar’ e…
USUÁRIO: caaalma aí! Não responda assim muito tecnicamente. Não sou o ”Bill Gates!’

USUÁRIO: de repente aparece uma mensagem na minha tela que diz ‘Clique Reiniciar’… O que eu devo fazer?
SUPORTE: o senhor aperte o botão solicitado, desligue e ligue novamente.
Sem pestanejar, o usuário desliga o telefone na cara do atendente e liga para o suporte novamente.
USUÁRIO: e agora o que eu faço?

USUÁRIO: tenho um grande problema. Um amigo meu colocou um protetor de tela no meu computador, mas a cada vez que mexo o mouse, ele desaparece!!!

SUPORTE: em que posso ajudar?
USUÁRIO: estou escrevendo o meu primeiro e-mail.
SUPORTE: ok, qual é o problema?
USUÁRIO: já fiz a letra ‘a’. Como é que se faz o circulozinho em volta dela pra fazer o tal arroba?’

SUPORTE: suporte do seu Provedor de Internet, bom dia. O que deseja?
USUÁRIO: moço, a Internet também abre aos domingos?

SUPORTE: o que tem do lado direito da tela?
USUÁRIO: uma samambaia!
SUPORTE: silêncio…

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