Unfollow/Block: anunciar ou não?

Com o amadurecimento do Twitter, a ‘etiqueta’ para usuarios da ferramenta vai se criando, moldando e adaptando com o tempo. Adaptando-se principalmente a duas coisas: a dinâmica da ferramenta e a necessidade de cada um. Certas lógicas como a do RT são universais e aceitas de forma tácita por todos. Outras, sofrem juízo de valor porque cada um pensa de um jeito mesmo.

Entre essas ‘regras’ a de anunciar ou não o unfollow/block possui diversas observações sobre ser ético/correto ou não fazer o anúncio público dessa atitude. É correto eu falar na minha timeline que dei unfollow e/ou Block em fulano de tal por motivo A, B ou C? Cabem aí duas hipóteses:

a) Partindo do princípio de que este é o MEU twitter, em tese posso fazer o que eu quiser, portanto, doa a quem doer, se eu quiser anunciar que estou deixando de seguir ou bloqueando alguém, é algo que diz respeito só a mim;

b) Independente de quantos seguidores você tenha, anunciar o unfollow/block é uma informação que será passada para eles. Pode não ser do interesse deles ficar sabendo disso. Além do mais apesar de ser o MEU twitter continuo sendo responsável pelo que falo e não sou 100% livre pra dizer o que eu quiser;

Porém, o que eu observo é que normalmente quem anuncia o unfollow ou block faz por motivos pessoais. Porque não gosta do fulano ou sicrano, porque esse beltrano falou algo que o desagradou (como se divergir fosse motivo pra unfollow/block) e geralmente isso vem de forma bem agressiva. Frases como “parei de seguir o imbecil do…” ou “Dei unfollow nessa idiota dessa…” são presentes em quase todos os anúncios públicos de unfollow.

Eu já fiz isso algumas vezes, mas sempre respondendo ao anúncio inicial de que alguém deixou de me seguir por motivo X, Y ou Z mas o fez de forma agressiva. Quando o anúncio é dirigido apenas a mim, às vezes eu respondo diretamente para a pessoa, às vezes não.

Se puder evitar esse tipo de anúncio, evite. A impressão que passa é de que a pessoa está querendo chamar a atenção do perfil que está deixando de seguir, ou querendo chamar atenção para si mesmo. Como se o objetivo fosse criar uma fofoquinha ou incentivar seus seguidores a fazer o mesmo, o que convenhamos, é muita babaquice.

Veja também

<>

Comentários

Topo