Software para economia de energia no computador

A gente não faz a menor idéia de que futuro iremos deixar para os nossos filhos e netos, mas tentando que seja o melhor possível, isso nós estamos. É notadamente crescente a tendência de buscarmos preservar o planeta de diversas formas, seja economizando energia ou produzindo e adquirindo produtos cada vez menos poluentes e mais naturais.

Com os computadores se espalhando por todos os cantos, a demanda por energia é cada vez maior. Aliado ao fato de que as pessoas passam mais e mais tempo online ou deixando seus computadores ligados fazendo downloads, é normal que o consumo de energia cresça drasticamente.

Principalmente na época dos monitores CRT, a maior parte da demanda por energia de um desktop vinha do monitor. Uma das formas mais usadas pra economizar energia era desligando os monitores no momento em que não estivesse sendo usado.  Outra forma é ativar funções de gerenciamento de energia no sistema operacional para que ele desligue o brilho da tela depois de um certo tempo inativo.

pecoboo

Porém, em certas atividades é extremamente chato quando você está no computador, assistindo a um filme por exemplo e o modo de economia de energia entra em ação bem no meio daquela cena de sexo de luta. A VeryPC, empresa britânica que fabrica computadores de forma ecológica desenvolveu um sistema chamado PecoBOO, que através da webcam utilizando reconhecimento de faces determina se o usuário está ou não na frente do PC. Com simples configurações você pode determinar que o hardware reaja de determinada forma, entrando em stand-by por exemplo caso você se ausente da frente do computador.

Dessa forma, o usuário não precisa mais ficar mexendo o mouse ou teclando algo para mostrar a máquina que está utilizando-a naquele momento, o que acaba sendo bem prático. Vale ressaltar que o sistema não faz reconhecimento de uma face específica. Basta ter um rosto qualquer na frente do computador para que seja reconhecida. Um caso interessante foi observado com o sistema não desligando a máquina corretamente pois havia atrás do lugar do usuário um poster onde havia um rosto.

Pena que o sistema vem apenas com computadores da VeryPC ou avulso para quem adquire uma Webcam no Reino Unido. Mas bem que alguma empresa por aqui poderia ter uma iniciativa semelhante.

Via: Ecogeek

Veja também

<>

Comentários

Topo