Segurança, privacidade e o Twitter = DANGER!

Falar de falta de privacidade numa época onde a Internet não é mais “artigo de primeira necessidade” e passou a dominar completamente as nossas vidas é chover no molhado. Mas a falsa sensação de segurança que as pessoas tem as faz esquecer de que quando se trata de bandidagem e desonestidade, pessoas que estão interessadas em se dar bem às custas dos outros e em causar o mal são mais criativas que o McGyver com uma caixa de Lego nas mãos.

Escrevo esse post motivado pelo que presenciei no Twitter ontem observando o profile de uma amiga que sigo por lá. Ela escreveu informações confidenciais que nas mãos de um bandido podem prejudicá-la severamente. Informações importantes como senhas, cartões de crédito, etc. jamais devem ser expostas no Twitter. No caso dela, o que vale ser ressaltado é que ela não só disse onde estava, mas disse que gravava senhas de cartões em seu celular. Ou seja, se um bandido abordá-la terá tudo o que precisa nas mãos.

O problema com a segurança no Twitter é ainda mais grave levando-se em conta que ninguém precisa de usuário e senha para ler a timeline de algum profile. Basta digitar o endereço do perfil desejado na barra de endereços do navegador e voi lá! Todos os tweets da pessoa estão ali a disposição. Ou seja, as chances de identificar um possível facínora que utiliza a ferramenta para se dar bem são ainda menores.

Tenham extremo cuidado com o que vocês twittam de informações muito pessoais. Nunca se sabe quando um lobo está disfarçado em pele de cordeiro na Internet.

Veja também

<>

Comentários

Topo