Review: Notebook Evolute SFX-35

Sou um entusiasta da Indústria Nacional. Grande parte do desenvolvimento do mercado interno, depende exclusivamente do interesse dos brasileiros em consumir produtos feitos por outros brasileiros. A grande questão é: como consumir algo tecnologicamente inferior aos importados e com preço ainda maior dada a carga tributária e ao modo de produção pouco otimizado?

Pensando nisso, grande parte das empresas nacionais investiram em tecnologia para produzir produtos mais modenos e com preço mais acessível. O preço do hardware caiu drasticamente de um ano para cá e o computador cumpriu o seu papel tornando-se um eletrodoméstico como outro qualquer.

Dentro desse processo, surgiram diversas empresas fabricantes de Notebooks trazendo equipamentos com boa velocidade e preço muitas vezes competitivo com relação a máquinas de marcas conhecidas internacionalmente.

Entre alguns fabricantes podemos citar a AmazonPc, a CCE e a Evolute, mais recente que as outras duas já tarimbadas no mercado. Após passar um ano e meio com um AmazonPC HEL81, resolvi que era a hora de trocar de notebook e que novamente eu ia dar uma chance para uma marca nacional.

A primeira opção era trocar por outro AmazonPC, que já tinha me proporcionado uma boa experiência e nenhum problema durante quase dois anos de uso. Porém, na época da troca surgiu a opção na Saraiva de um notebook da Evolute PC. O modelo escolhido foi um SFX-35, com a seguinte configuração:

– Processador Pentium Dual Core T2370 @ 1.73ghz;
– Memória Ram de 1GB DDR-2 667mhz;
– Disco Rígido de 160GB Sata;
– Webcam de 1.3Mp;
– Leitor de cartões de memória;
– 4 portas USB;
– Gravador de DVD;

Visão frontal do Notebook Evolute SFX-35
Visão frontal do Notebook Evolute SFX-35

Porém, a experiência até o momento com o notebook da EvolutePC foi pra lá de negativa. O primeiro computador que recebi, me causou dores-de-cabeça logo no momento da instalação. Como a maioria dos notebooks nacionais, o SFX-35 vem com uma versão qualquer de Linux e o primeiro passo foi fazer um upgrade da memória para 2GB e formatar o laptop, instalando o Windows Vista. Porém, por mais esforço que eu fizesse a instalação se arrastava e quando finalmente terminou a inicialização do sistema operacional era mais demorada que um parto de trigêmeos.

Percebi que algo estava errado e a primeira coisa que pensei foi que a máquina estaria esquentando demais, fazendo com que o processador reduzisse sua velocidade para dissipar menos calor. A surpresa desagradável foi quando virei o notebook de cabeça para baixo e percebi que o cooler havia vindo parado. A partir daí viria todo o stress de embalar novamente a máquina, enviar por Sedex para a Saraiva, aguardar a avaliação deles e esperar um tempão para receber outra máquina.

Depois de todo o processo feito, recebi uma nova máquina, que dessa vez veio com o cooler funcionando normalmente. Em geral, a qualidade da máquina é satisfatória, com um case de boa qualidade e de material que evita manchas de suor causadas com o tempo pelo uso constante da máquina. Na lateral esquerda encontram-se 2 portas USB, as saídas de audio, o conector da fonte, o conector da LAN, o leitor de cartões flash e um slot pcmcia.

Lateral esquerda
Lateral esquerda

Na lateral direita, encontram-se o modem, uma porta USB e o gravador de DVD.

Lateral esquerda.
Lateral esquerda.

Na parte de trás do case encontra-se apenas a saída VGA para monitor adicional.

Parte de trás do notebook.
Parte de trás do notebook.

Na parte de baixo, pode-se observar uma enorme tampa que pode ser removida tirando-se os parafusos (tipo philips) para se ter acesso aos slots de memória, cooler, hd, etc. Achei isso pouco prático pois com a remoção da tampa expoe-se uma parte da placa mãe e outros componentes desnecessariamente.

Parte de baixo do Notebook.
Parte de baixo do Notebook.

O layout do notebook é espartano, e as únicas funções adicionais em relação ao botão power (que encontra-se um pouco acima do teclado) são o botão de navegação (abre o internet explorer), o botão para ligar e desligar a rede wireless e o silent mode, que coloca o processador em modo de economia de energia. Na frente, na parte de baixo bem próximo ao touchpad encontra-se o microfone e no topo da tampa encontra-se a webcam embutida.

Visão frontal do Notebook
Visão frontal do Notebook

O notebook conseguiu um score de 3,1 nos índice de experiência do Windows. Porém, após pouco mais de seis meses de uso, o saldo do notebook é:

– Mancha branca na tela LCD (que nunca levou pancadas ou peso em cima);
– A rede sem fio não é inicializada quando a fonte está conectada ao computador. O hardware só é inicializado quando o notebook é alimentado apenas pela bateria (acreditem!);
– O gravador de DVD já não grava mais na velocidade máxima, e para não perder DVDs a saída é gravar sempre na velocidade mínima, e ainda assim ocorrem perdas de mídia;
– Algumas vezes ao acordar encontro a máquina reinicializada, parada no POST pois não consegue encontrar o disco rígido (bastando desligá-la e ligá-la novamente);
– Telas azuis da morte eventuais sem qualquer motivo aparente;

Sendo assim, o saldo é extremamente negativo. Não recomendamos de forma alguma a compra de um notebook da Evolute PC. A empresa ainda tem muito o que melhorar no seu processo de fabricação para fazer valer a pena adquirir um computador Evolute.

Pensei em realizar um teste com o PCMark, mas a máquina está tão capenga que achei desnecessário.

Resultado: REPROVADO!

Veja também

<>

Comentários

Topo