Resultado da Enquete

Perguntamos aos nossos leitores “Em qual marca de laptops você confia mais?”

O resultado não surpreendeu. A Dell foi disparado a empresa mais votada, mostrando que a qualidade dos seus equipamentos e a eficiência da garantia/assistência técnica compensam o preço um pouco mais elevado que o de outras marcas.

enquete

O Brasil foi invadido por marcas internacionais, porém uma enxurrada de marcas nacionais transformou o mercado de laptops numa verdadeira salada. Hoje em dia o usuário comum tem enorme dificuldade em escolher um laptop adequado pelo excesso de opções que encontram-se no mercado.

Óbvio que quanto mais opções melhor, porém usuários domésticos tem dificuldade em identificar qual é a sua verdadeira necessidade e o que é mandatório, desejável ou superfluo em um laptop.

Logo atrás da Dell vieram HP/Compaq e Apple. O terceiro lugar da empresa da maçã não é estranho, mesmo que no Brasil os equipamentos custem os olhos da cara. Grande parte da procura por equipamentos da Apple deve-se muito ao life-style, ao status que o produto trás ao dono.

O quarto lugar da Acer corrobora uma estatística que vemos na forma que nossos leitores chegam até nós. Já foi postado aqui a respeito da assistência técnica da Acer, e percebemos que os donos de laptops dessa marca não só enfrentam muitos problemas de quebra, como tem enorme dificuldade em ter acesso aos serviços em garantia. Mais uma vez nosso espaço fica aberto caso a Acer queira se manifestar (esperamos que alguém que trabalhe lá leia o site).

O fiasco da pesquisa foram Sony, LG e Lenovo. A Sony chegou ao mercado brasileiro de Laptops não faz tanto tempo assim, e só produz praticamente máquinas High-End. Poucos aceitam bancar o alto custo da Sony para ter uma máquina com desempenho semelhante ou até inferior a outras marcas. Já no caso da LG, o que se nota é a falta de tradição no mercado de computadores pessoais. Vai levar um bom tempo para ganhar respeito e mercado e levando-se em conta a experiência que tive com assistência técnica deles, isso vai levar muito tempo. A Lenovo, empresa que assumiu a área de computadores pessoais da IBM, peca bastante na qualidade das máquinas e é mais conhecida no meio coorporativo.

Outras marcas e a Amazon PC, onde se encaixam os fabricantes nacionais tiveram uma participação muito pequena, em tornos de 10%. Isso pode mostrar ou que temos visitantes com um nível social/financeiro muito bom ou que o brasileiro adora equipamentos de qualidade, apenas não pode comprar.

Em breve teremos uma nova enquete e agradecemos de novo a participação de todo mundo!

Veja também

<>

Comentários

Topo