Responsabilidade solidária para quem vende

Conforme já retratado nesse post e nesse outro aqui, falei sobre a saga de comprar produtos da Evolute-PC. Hoje faz exatos 52 dias que o computador encontra-se na assistência, que semana após semana diz que ‘a peça está chegando’ mas não fazem idéia de quando vai chegar.

É incrível como mesmo você sendo profissional de TI, na hora que viramos consumidores é tudo igual. Todo o seu conhecimento não serve de nada nesse caso. Ou melhor, deveria ter servido antes de comprar essa bosta de notebook da Evolute. Sim, porque o computador é um LIXO. Na verdade bosta é melhor porque bóia.

Sendo assim, esse post tem como objetivo esclarecer os direitos de quem comprou computadores em lojas como a Saraiva e está com o equipamento parado na assistência técnica há mais de 30 dias. Eis o que rege a lei:

Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.
§ 1° Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I – a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;
II – a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

Ou seja, a Saraiva é responsável solidária pelo meu prejuízo com relação ao notebook da Evolute. Ela não pode simplesmente vender o produto e tocar o foda-se pro consumidor. Eles tem obrigação LEGAL de me dar um Notebook NOVO ou devolver o meu suado dinheirinho.

Sendo assim, estou entrando em contato com a Saraiva (que cagou pro meu e-mail de reclamação enviado ontem) solicitando que providências sejam tomadas.

Corram atrás dos seus direitos, se você tiver um produto qualquer que está há mais de 30 dias na assistência, EXIJA os seus direitos e peça um produto NOVO ou o seu DINHEIRO DE VOLTA.

Ah, e lembrem-se de não comprar a BOSTA do Evolute PC. Deveria se chamar INVOLUTE.

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