Playstation demais causa bolhas nas mãos

Para os secões de plantão, um alerta. Cientistas identificaram uma desordem na pele chamada de “Playstation Palmar Hidradenitis” ou algo como Hidradenite Palmar de Playstation numa tradução bem tosca.

psSegundo os cientistas, essa doença se manifesta através de dolorosas bolhas na palma da mão, parecidas com bolhas encontradas nos pés de crianças após praticarem atividade física intensa.

“A pressão e contínuo atrito da mão nos grips associados ao aperto repetido dos botões produz pequenos porém contínuos traumas na superfície da palma das mãos,” disseram Vincent Piguet e colegas da University Hospitals and Medical School de Geneva no British Journal of Dermatology.

Um porta-voz da Sony, que fabrica o console, observou que o estudo envolveu uma pessoa e disse que a emrpesa vendeu centenas de milhões de videogames desde que o produto foi introduzido em 1995.

mao

“Como qualquer passatempo, há consequencias possíveis por não seguir o senso comum, conselhos para a saúde e dicas de uso, que podem ser encontrados em nossos manuais,” disse o porta-voz da Sony David Wilson.

“Nós não iremos desconsiderar a pesquisa e estudaremos os resultados com interesse, mas essa é a primeira vez que nós escutamos uma caso dessa natureza.”

Os cientistas dizem ainda que o excesso de jogo já é visto como um problema de saúde pública, trazendo comportamentos viciosos que podem levar a uma gama de problemas psicológicos, disseram os pesquisadores.

O que eles esqueceram de dizer, é que para se chegar a uma desordem como essa, o volume de horas jogadas sem intervalo deve ser simplesmente absurdo.

Bons tempos eram os do Atari, em que mostrávamos orgulhosos as bolhas de sangue na palma da mão de tanto jogar Decathlon. Hoje em dia, basta aparecer uma bolhazinha e já tem cientista envolvido em pesquisa afirmando que excesso de videogame causa bolha na mão.

Eu conheço diversas outras atividades que causam bolha na mão, e ninguém faz pesquisa científica pra atestar isso. É só pegar um esporte qualquer e analisar as lesões associadas. Aí alguns vão dizer que videogame não é esporte. Isso é relativo, mas partindo dessa premissa, podemos concluir que só 37 horas por dia jogando Playstation vão causar “dolorosas bolhas nas mãos”.

Uma solução para o problema é jogar sem apertar os botões nem usar os controles analógicos. Mas aí você nunca mais vai conseguir ganhar uma partida.

Via: Twitter do Silvio Meira

Veja também

<>

Comentários

Topo