Pequeno manual da TI: entenda o mercado.

Observem o gráfico abaixo. Se não entender, eu desenho (oh wait!):

É assim que o mercado funciona. É assim que a vida funciona. Não adianta espernear, choramingar ou gritar. Open source x Proprietário? Mac x Pc? Apple x Microsoft? O titio aqui vai dar uma dica que vale pra sua vida caso você trabalhe com TI (e serve pra qualquer outra área): não adianta você escrever Os Lusíadas do Linux se o seu cliente quer Microsoft na empresa dele. Não adianta você falar como o pinto do Bill Gates é lustroso se o cliente não tem dinheiro e exige uma solução opensource.

Faça um timesheet de quanto tempo você perde discutindo no twitter, forums, orkut ou mesas de bar sobre como o Linux é superior ao Windows ou sobre como é fácil subir um AD com protocolo NNF (next-next-finish) enquanto o Linux exige diversas parametrizações. Agora pegue essa quantidade de horas e calcule o que você ganharia caso as utilizasse estudando e tirando certificações?

Pois é. Podem continuar odiando-se uns aos outros, quanto menos concorrência melhor e o mercado de TI agradece. Quanto menos “rapazinho do computador” nele, melhor. Essa aula é grátis, a próxima será devidamente faturada.

Veja também

<>

Comentários

Topo