O que é um Petabyte?

Todo mundo que usa Internet e computadores está mais ou menos familiarizado com alguns termos, como download, kbps, gigabytes, Ram, Hd, etc. Mas nem todo mundo sabe ou tem realmente noção de dados em termos quantitativos (falando em bytes). Todo mundo sabe que tem ‘muitos arquivos’ e que eles estão ‘muito pesados no hd’.

Como arquivos podem estar pesados, se eles são eletros e só existem virtualmente? Engraçado a gente falar assim né? A humanidade possui centenas de milhões de computadores, supercomputadores, servidores e usuários que manipulam essas máquinas e produzem e transformam dados. Mas quanto é esse volume de dados? O que é um Petabyte? Essa figura responde (em inglês):

whatsapetabyte

Resumindo, 20 Petabytes é o equivalente ao espaço em disco FABRICADO em 1995. Em 50 petabytes se armazenam tudo o que já foi escrito pela humanidade. Mais de 13 anos de reprodução de vídeo em HD. Ou seja, um CARALHÃO DE DADOS. Esse gráfico é muito legal, bem intuitivo e ilustrativo. Estamos na era dos Petabytes, onde o Google SOZINHO processa 20 destes caras POR DIA. Impressionante.

Via: Gizmodo

Veja também

<>

Comentários

Topo