Nova versão do Red Hat para servidores disponível

A Red Hat disponibilizou a versão 5.3, o terceiro updade do sistema operacional Red Hat Entrerprise Linux (RHEL), inicialmente lançado em Março de 2007. Além da correção de diversos bugs (sim, o Linux também tem aos montes) o sistema disponibiliza uma série de melhorias e novidades.

Diversos melhoramentos afetam a virtualização. A versão x64 do Xen agora suporta 126 processadores e 1Tb de memória. A rede paravirtual e os drivers de armazenamento em massa para virtualização total do RHEL-5  agora estão compilados ao Kernell, dispensando uma instalação separada. As operações em cluster também foram melhoradas.

redhat

O instalador agora suporta RAID 4, 5 e 10 via dmraid e permite a instalação de mídias de armazenamento em massa conectadas via iSCSI.

Apesar de atualizar o RHEL 5.3 a partir das versões 4.7 e 5.2, a Red Hat não garante que todas as opções do usuário sejam transferidas. É recomendável fazer uma instalação limpa.

Para ler o artigo completo (em inglês), clique aqui.

Nota do BQEG: muito se fala da segurança de sistemas e servidores rodando em RHEL. O sistema de fato mostra-se estável, porém entre os contras encontram-se dificuldade de suporte (poucos profissionais qualificados) e manutenção e custo associado elevado. A eterna discussão entre Windows Server x Linux para servidores encerra-se com uma pergunta bem simples: qual é a necessidade do cliente? Responda essa pergunta com bons fundamentos, e você encontrará a melhor solução para o seu problema.

Veja também

<>

Comentários

Topo