Nokia desenvolve “Braile Touch-Screen”

Certas iniciativas nos enchem os olhos, pois são feitas por pessoas imaginativas e com plena consciência de coletivo e de utilidade. Que a Nokia é uma empresa exemplar todo mundo sabe, mais ainda que apesar de tudo o objetivo final dela é o lucro, assim como qualquer coorporação global. Nada de errado nisso, muito justo por oferecer produtos bons e investir tanto em inovação.

Mas uma iniciativa deve ser louvada. A Nokia está desenvolvendo uma tecnologia que permite a cegos lerem em Braile em dispositivos touch screen. No Braile, um caractere é disposto por 6 pontos distribuídos numa matriz 2×3. Pesquisadores da Nokia utilizaram um tablet Nokia 770 e desenvolveram um método que utiliza um pulso único de intensa vibração para “elevar” um ponto e uma vibração mais longa de pulsos mais fracos para representar a ausência de ponto, facilitando a leitura em dispositivos touch screen.

Levou um certo tempo até os voluntários conseguirem usar o dispositivo mas no momento em que eles se acostumaram foram capazes de ler um caractere em 1,25s.

brailetouchnokia

Agora que o trabalho com letras está desenvolvido, o próximo passo é trabalhar nas palavras e frases, objetivando no futuro o desenvolvimento de aplicações que convertam texto em braile. Uma atitude extremamente importante e que irá incluir tecnologicamente milhares de pessoas incapacitadas de ver e usufruir das benesses que a tecnologia oferece.

Original do Engadget, traduzido e adaptado pelo BQEG.

Veja também

<>

Comentários

Topo