Log Me In – Acessando seu micro remotamente

Com a banda larga tornando-se uma realidade até mesmo em países sub-desenvolvidos, uma das melhores ferramentas para reduzir custos e aumentar a produtividade é o acesso remoto.

Dentre as diversas facilidades e benefícios, algumas são:

- Economia de monitores: você pode ter diversos servidores sem monitor acessando-os apenas remotamente;
– Economia de energia: com menos monitores ligados, a energia gasta é menor;
– Possibilidade de resolver problemas a distância: muitas vezes o analista responsável por resolver o problema está doente, viajando ou a empresa possui diversos sites em locais diferentes;
– Acesso a vários servidores/estações ao mesmo tempo;
– Transferência segura de arquivos;

Desde o pioneiro PcAnyWhere, até os dias de hoje com o Remote Desktop (nativo a partir do Windows 2000 Server), UltraVNC e outros, essas ferramentas melhoraram muito seu funcionamento e performance, com a ajuda óbvia do barateamento das conexões de banda larga e a diminuição dos custos dos links dedicados.

Porém, dentra as atuais opções do mercado uma merece destaque. A ferramenta chamada Log Me In possui poderosos recursos e oferece acesso gratuito aos usuários para utilização dos seus serviços.

Além da praticidade de se usar, com a sua conta criada no site você pode criar grupos para gerenciar os seus computadores remotos, e acessá-los de maneira rápida, simples, eficiente e segura.

Outro produto lançado pela empresa, o Log Me In Ignition instala um client de fácil acesso através da área de trabalho e permite que se acesse remotamente as máquinas por meio de uma janela separada, sem utilização do browser para isso. Porém, o Ingnition funciona em trial por 30 dias e depois deve ser adquirido com licenciamento anual.

Para utilizar o serviço gratuito, basta criar uma conta, fazer o download do client do Log Me In (ou baixe aqui) e instalá-lo na estação que quiser gerenciar remotamente. Um componente ActiveX também será instalado na sua máquina, para que seja possível fazer o carregamento de todos os componentes necessários para gerenciar remotamente os seus pcs.

Segue abaixo o passo-a-passo para a instalação do Log Me In na estação:

logmein_1

Passo 1: execute o arquivo logmein.msi e inicie a instalação, depois clique em avançar;

logmein_2

Passo 2: leia com atenção o termo de uso (hehehe) e clique em concordo;
 logmein_3

Passo 3: deixe marcada a opção típico (recomendado) e clique em avançar;

logmein_4

Passo 4: selecione a descrição do computador. Esse nome irá identificar a estação em relação as outras. O ideal é nomeá-la de acordo com o que ela representa, como por exemplo o setor ao qual ela pertence ou a pessoa que você está ajudando;

logmein_5

Passo 5: especifique as suas informações de login. Essas informações foram fornecidas quando você informou seus dados ao criar sua conta no site. Coloque o e-mail e senha que você utilizou, escolha a opção LogMeIn Free e clique em avançar;

logmein_6

Passo 6: escolha a pasta de destino e clique em avançar. É recomendável manter a pasta padrão;

logmein_7

Passo 7: acompanhe o status da instalação e aguarde até que ela termine. Durante esse processo, o logmein instala os componentes necessários para que a máquina seja acessada remotamente. A tela pode piscar por alguns instantes, mas isso é normal. Rapidamente a imagem se estabiliza;

logmein_8

Passo 8: a instalação foi concluída com sucesso e basta clicar em concluir. O ícone do logmein irá aparecer na barra de tarefas, próximo ao relógio.

Dentro do site, após estar logado, no ícone My Computers você poderá encontrar todos os computadores que são gerenciados remotamente por você, sendo eles os pcs onde você instalou o client e vinculou a sua conta do Log Me In, conforme mostra a imagem de exemplo abaixo:

logmein_main1

Sendo bem utilizada, essa ferramenta pode agregar e muito ao seu dia-a-dia, sendo você profissional de TI ou não. Outro detalhe a favor do LogMeIn é que ele consegue passar por praticamente qualquer Firewall sem qualquer intervenção do usuário, pois o programa abre a porta necessária para o seu funcionamento, além de ter ótimo desempenho mesmo em conexões mais lentas.

Ajudar os amigos e parentes nunca foi tão fácil.

Veja também

<>

Comentários

Topo