Instalando Windows Vista ou 7 do Pendrive

Duas vantagens básicas de se ter um pendrive ‘bootável’ para fazer instalação de sistemas operacionais são a instalação muito mais rápida do que utilizando uma mídia convencional e a possibilidade de efetuar essa instalação em máquinas que não possuam unidades de cd/dvd, como os netbooks. A única ressalva para usar esse tutorial é que a placa-mãe da máquina onde será usado o pendrive bootável seja compatível com boot via usb. Outra observação é que esse tutorial é 100% compatível com Windows Vista e Seven, mas não com Windows XP.

Requisitos:

* Pendrive com pelo menos 4GB de capacidade;
* Arquivos de instalação do Windows Vista ou do Windows 7;

1. Conecte o pendrive em uma das portas USB do seu computador. Após isso, abra o prompt do DOS com direitos de administrador e execute o comando DISKPART, pressionando ENTER em seguida. O resultado deverá ser semelhante a esse aqui:

img1

2. Em seguida, digite o comando LIST DISK e anote o número referente ao seu Pendrive. No meu caso, na imagem abaixo o número referente ao pendrive que pluguei é o 1.

img2

3. Em seguida, digite os comandos abaixo um após o outro, sempre dando ENTER em seguida. Os comandos estão listados assumindo que o seu pendrive esteja no número 1. Caso seja outro número basta substituir o 1 pelo número no qual encontra-se o seu pendrive (não feche a janela, pois ainda será necessário rodar mais um comando posteriormente):

  • SELECT DISK 1
  • CLEAN
  • CREATE PARTITION PRIMARY
  • SELECT PARTITION 1
  • ACTIVE
  • FORMAT FS=NTFS (o tempo de formatação pode demorar um pouco)
  • ASSIGN
  • EXIT

img3

4. Em seguida insira o seu DVD do Windows Vista ou 7 e verifique qual é a letra dessa unidade. Para simplificar vamos assumir que seja a unidade D: e a letra da unidade do pendrive é E: (verifique isso em Meu Computador).

5. Volte na janela do Prompt do DOS e execute os seguintes comandos:

  • D:CD BOOT e tecle ENTER. D: é a sua unidade de DVD;
  • CD BOOT e tecle ENTER para ver a mensagem abaixo;

6. Digite o comando BOOTSECT.EXE/NT60 H: (onde H: é a unidade do seu Pendrive) para atualizar o seu pendrive com o BOOTMGR;

7. Copie o conteúdo do DVD do Windows Vista ou 7 para o seu pendrive;

8. Se você tiver seguido todos os passos corretamente, o seu pendrive está pronto para dar boot e instalar o Windows Vista ou 7. A única preocupação que você deve ter é selecionar a ordem de boot na BIOS da sua placa-mãe para colocar como prioritário o boot via USB antes do HD ou do DVD.

Traduzido e adaptado do IntoWindows.

Veja também

Gangnam Pendrive

Sabe quando dizem que algo foi “longe demais”? É mais […]

<>

Comentários

Topo