Histórico do prompt do DOS para dar aquele help

Muita gente trabalha com o promot do DOS, principalmente a turma da antiga. Por incrível que pareça ainda há coisas que são mais rápidas pelo prompt do DOS, outras até só são possíveis por ele.

Sendo assim, para quem usa muito ou mesmo para quem usa pouco o prompt, há atalhos interessantes para economizar tempo e digitação ao usar o prompt de comando.

O atalho mais rápido para ganhar tempo é usar as setas para cima e para baixo. Assim você navega pelos comandos que utilizou nessa sessão do prompt de comando e pode repetí-los sem ter que digitar novamente. É possível aumentar o tamanho do buffer de armazenamento. Para isso basta clicar no ícone do prompt na janela de comando, depois em propriedades. O tamanho padrão é 50, o que torna possível armazenar diversos comandos.

Outra dica para quem não sabe, é usar o comando doskey. Na época do DOS verdadeiro, que era o sistema operacional padrão (mais precisamente na época do Windows 3.11 e Windows 95/98) o comando doskey não era habilitado por padrão. Você devia executá-lo para que fosse ativado e começasse a armazenar os comandos digitados.

prompt
Clique para ampliar

Se você digitar doskey /history o histórico de comandos digitados na sessão irá ser mostrado, facilitando a vida do usuário, pois assim é possível ver a sequência de comandos usados, o que é útil quando se está tentando solucionar algum problema.

Veja também

<>

Comentários

Topo