Governo 2.0?

Após a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu-se início ao primeiro governo online em todo o mundo. Um governo onde apenas uma parede de bits é o que separa presidente e cidadãos.

Nerd de carteirinha, era de se esperar que Obama levasse o governo americano para a web. Desde sua campanha eleitoral até a fase de transição de governo todos os passos de sua equipe estavam devidamente ilustrados no site www.change.gov. E foi esta campanha virtual que levou diversos jovens eleitores às urnas para votar em Obama.

Após eleito presidente, Obama decidiu criar seu blog. O Blog da Casa Branca é usado como diário virtual do presidente, onde podemos acompanhar o dia-a-dia das decisões do novo governo e a opinião de Obama sobre vários temas. Mesmo não sendo o próprio Obama a colocar o conteúdo no blog é bastante interessante saber que podemos acompanhar o dia a dia da maior potência do mundo em um simples blog.

Logo no post de apresentação, a promessa que pode mudar a forma como se age politicamente nos dias de hoje: “Publicaremos todas as novas leis no site por cinco dias e deixaremos os usuários comentarem antes de o Presidente sancioná-las”, diz o texto do diretor de Novas Mídias da Casa Branca, Macon Philips.

Além do blog e do site Obama também vai usar o youtube para videocasts semanais aos sábados. Com a praticidade de acompanhar tudo isso via RSS.

CASA BRANCA 2.0– Conheça as principais novidades no site oficial da presidência norte-americana. As mudanças entraram no ar um minuto após a posse.

BLOG– Ainda sem possibilidade de os internautas comentarem, o blog da Casa Branca traz o primeiro discurso de Obama no dia da posse e outras informações do dia a dia do governo. É ali que serão publicadas as leis antes da sanção do presidente. Usuários poderão se posicionar antes da decisão oficial.

AGENDA – O plano de governo de Obama está todo online, com conteúdo “buscável” por palavra. Na lista entrará, durante o andamento do governo, as metas já cumpridas e outras “promessas”.

MENU DINÂMICO – O topo da página traz quatro destaques do conteúdo, que pode ser desde vídeos novos e posts do blog a material fixo. Entre as seções internas, uma bem-humorada história dos presidentes norte-americanos (e dos animais de estimação).

NEWSLETTER – Campo para visitantes informarem e-mail e CEP. Assim, eles serão informados por e-mail das notícias de sua região.

Tem como ficar mais conectado que isso? podem somar mais pontos no placar nerd do presidente que é fã declarado do Homem-Aranha e um esforçado jogador de wii. Alguém ainda duvida que os nerds vão dominar o mundo?

Fonte: Yahoo! Tecnologia

Veja também

<>

Comentários

Topo