Google processada por Truste

Uma empresa americana, concorrente da Google processou a gigante considerando que a companhia abusa do seu poder econômico e supostamente fraudando os preços dos anúncios.

A TradeComet.com alega em um documento de 38 páginas que o Google manipula seu sistema on-line de tal forma que os preços dos anúncios fiquem mais caros, preferencialmente quando são inseridos na ferramenta Source Tool.

Google Earth

O processo foi aberto em um tribunal de Nova York. Apesar de ainda não ter tido acesso as reclamações, a Google afirmou que o mercado é bastante competitivo e diversas opções como Yahoo e Microsoft estão a disposição dos consumidores, descaracterizando a acusação.

“Como já deixamos claro, o mercado de publicidade em que o Google opera é altamente competitivo e os anunciantes dipõem de muitas opções”, afirmou a companhia em comunicado.

Essa acusação abre a discussão de que o Google manipula o mercado e aproveita-se da sua potência comercial para criar um monopólio e que lhe permita prejudicar rivais e eliminar sites que ele não aprova.

É interessante perceber a abertura de um precedente que baixe um pouco a bola da Google. Óbvio que um documento de 38 páginas não é nada comparado por exemplo com o que a Microsoft já sofreu com acusações, prejuízos e tendo sua imagem arranhada no mercado mundial por acusações de monopólio e concorrência desleal.

Se levarmos em conta o domínio de mercado que a Google tem, a situação da empresa a longo prazo é ainda mais delicada. Levando-se em conta que o algoritmo de busca e exposição de resultados é um código fechado, não dá para saber que tipo de manipulação a Google pode realizar, apenas especular.

Porém, não será estranho se em breve a empresa for obrigada a abrir o código da sua ferramenta de busca ou sofrer sanções em relação a forma como os seus anúncios são exibidos.

Fonte: Info

Veja também

<>

Comentários

Topo