Google Analytics não será mais confiável. E era antes?

Segundo essa notícia da Info, o Google Analytics sofrerá um abalo considerável. O Google, possivelmente por interesse próprio de emplacar uma ferramenta de estatísticas de acesso criou um plugin para Firefox, Chrome e Internet Explorer que permite ao usuário navegar de forma ‘anônima’, não enviando qualquer dado de páginas visitadas, tempo de acesso, etc.

Na prática, isso significa que a principal ferramenta de métricas de acesso a blogs/sites perderá sua confiabilidade, pois ficará virtualmente impossível saber qual é o real volume de acessos a um determinado veículo na Internet. Isso é prejudicial para quem trabalha com blogs e para agências, que perdem um indicador padrão de confiança para avaliar números dos principais locais onde veiculam mídia.

Mas calma lá. É verdade que a liberação desse plugin irá mascarar os números. Mas na verdade, o quão confiáveis são os números que o Google Analytics nos apresentam? Creio muito mais que acreditamos nos números do Analytics como tendemos a acreditar em qualquer coisa do Google. Se é deles, é bom e eficiente.

É importante frisar que existem outras ferramentas, plugins para WordPress, etc. que também fornecem estatísticas como opções gratuitas. O mercado irá se adaptar e mudar a forma de gerenciar as estatísticas e migrar para outra ferramenta, é o caminho natural.

Outro detalhe a se notar é que plugins e extensões para browsers são familiares apenas para heavy-users e usuários mais doutrinados e preocupados com segurança. Na prática, 95% das pessoas ou mais continuarão enviando seus dados normalmente para o Analytics.

Ou seja: há muita gente se preocupando em ter mascarados resultados que já eram mascarados. Resumindo em uma frase: muito barulho por nada.

Veja também

<>

Comentários

Topo