Fazendo backup dos drivers antes de formatar

Certamente, uma das atividades mais chatas na hora de se formatar um computador, seja seu ou de um amigo, é conseguir instalar todos os drivers corretos para que os dispositivos funcionem corretamente.

Quem não já se deparou com aquela placa-mãe xing-ling sem marca, sem referência alguma do modelo e com chipset pra lá de estranho? Sem falar que em muitos casos, esses mesmos fabricantes possuem sites toscos, num idioma apenas conhecido pelo C3PO e muitas vezes ou encontram-se fora do ar ou o download daquele driver de vídeo de 80mb é feito a 4 ou 5kb/s.

Uma forma de amenizar o problema e garantir a sua tranquilidade na hora de realizar a formatação, é fazer um backup dos drivers atualmente instalados na máquina para instalação após a formatar o PC. Um programa bastante útil para essa atividade é o Driver Genius, que apesar de ser um programa pago, permite que você faça o backup dos seus drivers para um arquivo executável (.exe). De posse desse arquivo, com apenas dois cliques você poderá reinstalar todos os drivers que encontravam-se previamente no seu computador após a formatação.

O Driver Genius pode ser encontrado aqui.

 

dg1

A instalação é simples e segue normalmente sem nenhuma configuração especial. Ao finalizar, uma tela irá aparecer lhe perguntando se você deseja atualizar o banco de dados do programa. Clique em “Sim” para o update.

Após o update ser realizado, irá aparecer uma tela pedindo para scanear seu computador para localizar problemas com drivers e drivers desatualizados, basta clicar em “Start Scan”. Ao final do scan vão ser mostrados os drivers desatualizados / defeituosos e os drivers que estão atualizados e sem problemas. Com o registro do programa conseguimos atualizar os drivers a partir desta tela. Se você não quiser adquirir a ferramenta, conseguirá pelo menos fazer o backup dos drivers existentes.

dg21

Para efetuar o backup clique em “Backup Drivers” no menu à esquerda.

Currently Used Drivers: drivers atualmente em uso no seu computador
Original Windows Drivers: drivers Originais do Windows XP
Disconnected Device Drivers: drivers de dispositivos atualmente desconectados (como por exemplo câmeras digitais, celulares ou mp3 players)

A recomendação é que se faça o backup apenas dos “Currently Used Drivers” que são realmente os drivers em uso no computador no momento. Os drivers originais do Windows vêm no CD de instalação do sistema operacional e geralmente estão desatualizados em relação aos sites dos fabricantes. Os “Disconnected Device Drivers” você pode instalar normalmente dos cds de instalação que vêm com seus aplicativos e hardwares, bem como baixar versões mais novas dos sites. Ao clicar em next você escolhe o formato do arquivo que vai ser gerado pelo Driver Genius:

dg3

dg4

Para recuperar seus drivers é só dar um duplo clique em cima do arquivo .exe criado anteriormente, clicar em “Continue” e indicar a pasta onde os arquivos vão ser descomprimidos (c:\drivers por exemplo) clicar em “Ok” e depois clicar em “Ok” novamente.

É isso aí! Todos os seus drivers estarão na pasta indicada e prontos para uma reinstalação.

O Driver Genius funciona em modo trial por 15 dias, após isso você deverá efetuar o registro do programa. Entretanto, durante esse período você pode se livrar de vários problemas fazendo o backup dos seus drivers

Veja também

<>

Comentários

Topo