Falsa notícia de acidente com membro da banda Restart bagunça o Twitter

Agora há pouco, um link se espalhou rapidamente no Twitter. Basicamente a armadilha criada é que na referência ao link citava-se um suposto acidente com Pe Lanza (?), um dos membros da banda Restart. Pela quantidade de gente que clicou, muita gente gostaria mesmo de ver um acidente do garoto.

O fato é que o link redireciona o usuário para um site com provavelmente um código malicioso embutido, como mostra nesse printscreen, enviado por @andrereu.

Ao clicar no link, o usuário é redirecionado para o próprio twitter, mas um tweet escrito “Pe Lanza da banda Restart sofre acidente tragico | http://bit.ly/d5Pho8” aparece em sua timeline sem a sua autorização. Na verdade o link aproveita-se do fato do usuário estar logado para se retroalimentar (obrigado pelo termo, @realeden).

A armadilha é que quanto mais gente clica, mais gente tuita e a timeline fica lotada, aumentando a curiosidade em torno da falsa notícia. Demorará no mínimo algumas horas para o link sumir da timeline (se não dias). Não cliquem nesta URL em hipótese alguma, e se clicou, recomendo que mude sua senha imediatamente.

Ainda não sei se isso é algum tipo de falha do Twitter, se a senha do usuário fica armazenada ou como o mecanismo funciona, mas o fato é que é uma brecha que pode fazer com que centenas ou milhares de usuários tenham suas contas hackeadas. Tomem cuidado.

O autor da brincadeira aparentemente é o @@joseph_felix. É recomendável também limpar os Cookies do Navegador o mais rápido possível (dica do @yeyebr).

Veja também

<>

Comentários

Topo