Esquema para compartilhar Internet em casa

Como hoje é domingo, o BQEG vai dar de bandeja para nossos queridos leitores, um diagrama simples pra mostrar como é que deve ser feito o compartilhamento da Internet em sua casa. O mais normal hoje em dia é termos domicílios com dois, três e até mais computadores.

Isso faz com que seja grande a necessidade de uma boa banda larga, de preferência compartilhada entre todos os pcs da residência. Já pensou você naquele maior papo no mIRC com seus amigos, no seu super modem Genius de 33.600kbps e no auge da conversa você ter que liberar a Internet pro seu irmão mais novo depois de ter esperado o dia todo pra chegar a meia-noite? Er.. você não é tão velho assim… Tudo bem, não importa.

Faremos dois esquemas, um sem Rede Wireless e um com Rede Wireless. Lembro ainda que o diagrama é apenas para mostrar como deve ficar a infraestrutura envolvida no compartilhamento da conexão, e não mostraremos as configurações, pois fica inviável levando-se em conta a infinidade de sistemas operacionais, roteadores, etc.

Esquema 1 – Sem Rede Wireless

diagrama1

Nesse esquema, o normal é conectar o Modem ao Hub e os PCs também ao Hub. Duas formas podem ser usadas para compartilhar a conexão. Uma maneira eficiente é rotear o modem, pois assim os dois PCs ficam conectados independentes um do outro. Outra maneira, utilizando o Modem em modo bridge, é usar o ICS (Internet Connection Sharing) do Windows, porém dessa forma o sistema fica menos eficiente pois um computador dependerá do outro para conectar, visto que o PC que está compartilhando a conexão deverá fazer a discagem toda vez que for ligado. Com o Modem em modo bridge, o consumo de energia será sempre maior pois sempre os dois PCs estarão ligados.

Esquema 2 – Com Rede Wireless

diagrama2

Nesse esquema, há uma complexidade estrutural um pouco maior, pois há a entrada de um novo equipamento, o Roteador Wireless. Porém, o que parece ser um complicador na verdade acaba facilitando a configuração, pois os Roteadores Wireless hoje em dia vem com um passo-a-passo de configuração extremamente simples e intuitivo para fazer o setup de sua conexão, principalmente se ela for ADSL. Nesse esquema não há a necessidade de deixar nenhum computador ligado para que os outros tenham o acesso à Internet, o que é uma grande vantagem, além de possibilitar aos portadores de Laptops que utilizem o acesso livremente pelo domicílio (respeitando o alcance do sinal). Outra vantagem interessante é que o Roteador Wireless consegue fazer o compartilhamento independente do modo em que o Modem se encontra (Bridge ou roteado). Dependendo do Roteador Wireless que você adquirir, ainda pode-se eliminar a presença do Hub, pois alguns Roteadores já vem com 4 portas de rede Lan embutidas, eliminando a necessidade de utilizar um Hub. Porém, dependendo do Layout da rede, pode ser necessário utilizar o Hub por questões meramente geográficas.

É isso aí galera, espero que esse diagrama facilite a visualização de como deve ser a ligação de sua rede em casa, para compartilhar a Internet. Qualquer dúvida, é só gritar nos comentários que a gente como sempre responde.

Veja também

Senha da Wi-Fi

Mulheres, aprendam uma técnica sensacional para tirar o seu homem […]

<>

Comentários

Topo