E a saga do Evolute continua

Em 27 de janeiro de 2009 escrevi este post, fazendo um ‘review’ do notebook SFX-35 da Evolute PC. Conforme disse na época, resolvi dar uma oportunidade para uma marca nacional no momento que fui adquirir um notebook novo. Como todo mundo sabe, os notebooks vendidos no Brasil tem em sua maioria os mesmos componentes. O que difere um do outro basicamente é a qualidade da soma dos hardwares utilizados e o seu processo de montagem, distribuição e pós-venda (por pós-venda leia-se o atendimento do call-center e assistência técnica).

Ou seja, basicamente qualquer um pode comprar um lote de peças, criar um selo e começar a vender notebooks. O que vai fazer a sua marca ser reconhecida é a taxa de retorno por defeitos e a qualidade do serviço prestado na hora que o cliente precisa do apoio técnico/suporte.

E é aí que as empresas nacionais pecam miseravelmente. Em outro post temos usuários insatisfeitos com a Amazon PC, e nesse aqui gente entrando em desespero com os notebooks Acer. Quando falo empresas nacionais, refiro-me não só aos montadores daqui, mas aos representantes também. Duvido muito que lá fora o descaso seja absurdo como acontece por aqui.

Cansado dos defeitos do meu notebook, encaminhei o mesmo até a assistência técnica local em Recife, para solicitar os reparos na garantia. O computador deu entrada dia 27/04/2009. Ou seja, contando de hoje são exatos 46 dias desde que o meu computador está nas mãos da ‘assistência técnica’. Na própria OS fornecida há a informação de que o prazo máximo é de 15 a 30 dias para o reparo.

Perdi a conta de quantas ligações já fiz procurando um retorno (coisa que a assistência técnica nunca faz) e sempre a desculpa é de que as peças ainda não chegaram. Daqui a pouco a garantia do notebook vence e as peças não chegam. Outra desculpa ridícula utilizada é que a Evolute PC mudou-se para São Paulo e por isso o atraso. Só que isso faz uns 20 dias que me foi dito.

Talvez eles achem que um post como esse não tenha repercusão. Mas o blog é lido por 50.000 visitantes únicos todo mês, resultando em 100.000 pageviews. Levando-se em conta as enquetes já realizadas e pela repercusão que o blog tem na internet posso concluir que as pessoas que me visitam confiam em diagnósticos e reviews feitos aqui, bem como na opinião deste humilde blogueiro. Dessa forma, acredito que lendo um artigo onde sou taxativo dizendo que NÃO COMPREM EVOLUTE PC, pelo menos uma boa quantidade de pessoas que esteja cogitando comprar um computador dessa marca mudará de idéia.

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O fato é que as empresas vendem (Saraiva, Submarino, Americanas) e depois o usuário que se vire com o fabricante. A fabricante está se lixando pro dono da máquina. E cada um que se vire como pode. Usuários de notebooks Evolute, Acer, AmazonPC podem até gostar de suas máquinas. Mas esse caso de amor só vai existir até o dia em que ele der defeito e você precise de assistência técnica, seja na garantia ou fora dela.

Assim que tiver novidades sobre o caso faço um update.

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