Dual Boot: Windows 7 + Vista/XP em 3 passos

Com a liberação do Windows 7 Beta para download público, a correria para baixar uma cópia (que já havia vazado pelos torrents) e instalar no computador está no auge.

Porém, por ser uma versão beta, poucos tem coragem de migrar dos seus Windows Vista e XP estáveis definitivamente para o novo sistema operacional.

Portanto, a melhor solução é manter os sistemas funcionando em Dual Boot. O processo é simples, mas é bom ter atenção para não cometer algum erro e a vaca ir para o brejo.

1) Crie um disco de instalação: caso você ainda não tenha baixado a ISO do sistema operacional, você pode escolher agora mesmo nos sabores 32-bits e 64-bits. Na página oficial da Microsoft você pode obter mais informações para conseguir uma chave oficial de instalação do sistema operacional.

Após baixar o ISO grave-o num DVD. Para gravar o ISO pode usar o programa de gravação de DVDs de sua preferência, existem diversas opções como Nero, Roxio, ImgBurn, Burn4Free, etc.

2) Crie uma nova partição: se você não tem uma partição livre com espaço suficiente para a nova instalação, você pode reparticionar uma unidade do seu HD que contenha espaço livre o suficiente para isso. No Windows Vista, a ferramenta de gerenciamento de disco do Windows permite que você faça isso nativamente, conforme as duas imagens abaixo:

Reparticionando uma unidade liberando espaço livre.
Reparticionando uma unidade liberando espaço livre.
Escolhendo quanto espaço em disco irá liberar.
Escolhendo quanto espaço em disco irá liberar.

Após isso, basta pegar o espaço que ficou liberado e criar uma nova partição com o espaço desejado e selecionar uma letra para a unidade.

O Windows XP não tem de forma nativa a opção de reparticionar uma unidade em uso. Porém, há diversos programas disponíveis para fazer isso, como o Gparted e Partition Magic. Após isso o processo é o mesmo.

3) Instalar o Windows 7: com a mídia dentro da unidade de DVD, basta dar boot na máquina e apertar qualquer tecla para que a instalação se inicie. O processo de instalação é praticamente automático e o único detalhe digno de nota é prestar muita atenção para não fazer uma instalação por cima do seu sistema operacional atual.

Tcham ram! Seu dual boot funcionando.

dualboot

Qualquer dúvida entre em contato conosco por e-mail.

Veja também

<>

Comentários

Topo