Desabilitando o UAC no Windows Vista

Uma das modificações de segurança mais importantes (e chatas!) do Windows Vista, foi a inclusão do UAC (User Account Control) ou Controle de Conta de Usuário. Para executar qualquer tarefa que exija privilégios administrativos na máquina, uma janela pedindo autorização aparece, solicitando que o usuário confirme que quer executar aquela operação.

Esse recurso de segurança tem o objetivo de conter ataques de programas maliciosos ou vírus que se propagam pela máquina e rede, se aproveitando da displicência de usuários que trabalham no computador com privilégios administrativos.

Porém, a maioria dos usuários acham esse recurso extremamente irritante, pois praticamente toda e qualquer atividade realizada exige privilégios administrativos, e caso a máquina que você utiliza não esteja numa rede coorporativa onde a segurança é um aspecto mais do que fundamental, o usuário sente a necessidade de ter o controle total da máquina que possui.

Nem todos tem o conhecimento necessário para fazer um bom uso do equipamento sem correr riscos de segurança, ficando livres de vírus, malwares, adwares, spywares e todos os wares do mercado, portanto vale ressaltar que caso você opte por desabilitar esse recurso estará diminuindo consideravelmente a segurança do seu sistema operacional.

Existem várias formas de desabilitar o UAC, de maneira simples ou complicada. Para evitar que você edite o registro do seu sistema operacional ou use métodos menos ortodoxos (leia-se “fazer bobagem” :-P ) ensinaremos apenas o método mais rápido, prático e indolor.

1) Abra o painel de controle clicando em Iniciar / Painel de Controle ou Iniciar / Configurações / Painel de Controle dependendo do layout do Menu Iniciar que você estiver usando;
2) Mude o painel de controle para o “Modo de exibição clássico”, conforme figura abaixo;

3) Selecione o ícone “Contas de Usuário”;
4) Clique na opção Ativar ou desativar Controle de Conta de Usuário;
5) Desmarque a caixa “Utilizar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador”;
6) Clique em OK;

Pronto! De maneira rápida e simples você se livrou da chateação de confirmar toda vez que quiser fazer alguma ação administrativa no Windows Vista. Porém, recomendamos que você mantenha sempre o firewall ativado, seu anti-vírus atualizado e tome bastante cuidado com os softwares que utiliza, os sites que visita e onde você utiliza o seu pendrive :-)

Veja também

<>

Comentários

Topo