Como tratar o rapaz do computador

Discriminados, abandonados, vivendo na sarjeta empresarial. Essa é a vida do pessoal que dá suporte, ou a turma do HelpDesk, vulgarmente chamados de rapaz do computador.

Na maior parte das vezes, eles tem a pior sala, as piores cadeiras, tudo que não tem dono vai parar na sala deles, inclusive lixo. Qualquer equipamento que tenha botão liga/desliga é responsabilidade deles (até ar-condicionados, compressores e aspiradores de pó).

Injustiçados por natureza, esses mártires da tecnologia são a mola propulsora das empresas. Sem eles, nada funciona. Pouco ou nenhum reconhecimento é dado a esses profissionais, que atuam na linha de frente quando o assunto é vegetais como Abacaxi e Pepino. E o salário, ó!

Muitas vezes atuam como psicólogos, conversando com o computador para entender porque ele não funciona, e com o usuário, para explicar que o PC é uma máquina burra, e é um retrato de quem o utiliza. Não é a toa que recebem a alcunha de “Analistas” de Suporte. Em outras é cirurgião, pegando CPUs em coma e fazendo cirurgias de transplante de memória ou HD para recuperá-los.

Porém, o que poucos usuários percebem, é que os astros abençoaram essas criaturas com dois poderes mágicos: o conhecimento e a senha de administrador da rede. Com isso, eles podem fazer praticamente tudo. São oniscientes e onipresentes em sua rede. Sabem o que você fez, está fazendo e fará em seu computador. Portanto, é bom ter cuidado com eles e tratá-los muito bem.

E para ajudar vocês, deixamos 10 dicas de como tratar o cara do suporte, ou o rapaz do computador em sua empresa:

#1 Se Deus criou o homem, e o homem criou a Internet, quem manda nela é o rapaz do computador. Logo, ele é Deus.

#2 O rapaz do computador é quem recupera os arquivos que você deletou “sem querer”.

#3 O rapaz do computador é responsável por você se graduar. É ele quem faz a impressora imprimir a sua monografia.

#4 Quem instala ou desinstala o MSN no seu micro é ele, o rapaz do computador, portanto, olhe como fala com ele.

#5 Se você xingou o chefe no e-mail, e se arrependeu, o rapaz do computador é quem salva sua vida. Lembre-se disso.

#6 Não estranhe se o rapaz do computador é fluente em inglês ou mais inteligente que você.

#7 O rapaz do computador também se alimenta, geralmente três vezes ao dia e em horários específicos, assim como você.

#8 O rapaz do computador não pode “dar uma ajeitadinha”, “uma olhadinha”, “uma formatada básica”, no seu computador de casa. Tudo isso tem um preço.

#9 O que pode ser caso de vida ou morte e urgente para você, pode não ser para o rapaz do computador. Na verdade raramente é.

#10 O rapaz do computador é quem sabe que você está vendo pornografia no horário do expediente, portanto, trate-o bem.

Veja também

<>

Comentários

Topo