Como funciona o HD por dentro

O HD é um dos principais componentes de um computador. Faz parte do conjunto de dispositivos conhecidos como memória ROM, onde os dados não sao apagados no momento em que a máquina é desligada (como a memória RAM). Esse componente teve grande desenvolvimento nos últimos 20 anos, mas seu progresso ainda é consideravelmente lento em comparação com outras partes dos PCs, como placas de vídeo ou processadores. Uma boa parte do desempenho de um computador é influenciada pelo estado e pela qualidade do disco rígido.

Para quem sempre teve curiosidade de saber como é que o HD funciona, seguem dois vídeos mostrando um HD trabalhando na hora de gravar/ler dados. Observem que o disco está girando numa velocidade enorme, que dependendo do disco pode chegar a 10.000rpm. Também é espantosa a velocidade da agulha buscando os dados na superfície do disco:

Por conta desse trabalho incessante da cabeça de leitura, os HDs estão sujeitos a defeitos mecânicos pela sua própria construção. Todos tem um tempo de vida útil garantido pelo fabricante, porém não é incomum vermos HDs apresentando efeito bem antes do prazo especificado. Diversos fatores podem influenciar nesse caso, como variações elétricas ou pancadas.É extremamente importante não chacoalhar muito a CPU ao manuseá-la ou transportá-la.

Veja também

<>

Comentários

Topo