Como Baixar Arquivos Usando Torrents – Parte 2

Dando continuidade ao artigo vamos agora mostrar como instalar e usar o uTorrent, cliente de BitTorrent muito leve e de fácil uso. Primeiramente temos que baixar a última versão do uTorrent aqui. Lembre também de baixar o Language Pack caso você deseje usar o utorrent em português.

Baixando

Ao rodar o arquivo baixado aparece uma tela perguntando se você deseja instalar o programa, pode clicar em install. Caso não queira instalar o programa basta clicar em cancel que não tem problema.

Instalando

Na tela que pergunta se você quer associar os arquivos .torrent ao utorrent pode clicar em sim para facilitar o download dos seus arquivos apenas clicando duas vezes neles. Após este passo vai aparecer mais uma tela para que você configure o programa de acordo com a sua banda de upload. Aqui você escolhe o que estiver mais próximo do que você tiver em casa. Lembrando que a banda de download não importa para o uTorrent, apenas a banda de upload. Para abrir a janela de configuração de banda outra vez basta clicar “Control + G”

Configurando

Apertando “Control + P” temos acesso ao menu de configurações do Utorrent. Abaixo seguem algumas configurações importantes como habilitação de criptografia, mudança da pasta padrão do download e alteração do idioma de uso do uTorrent.

Criptografia
Diretórios
Idioma

Uma dica para sempre baixar os torrents rapidamente é sempre procurar os torrents com mais seeds. Mais seeds significa que mais gente possui o arquivo completo no HD. Isso que garante uma maior velocidade de download e também garante que você vai conseguir baixar o arquivo até o final. Você consegue ver o número de seeds e peers em todos os sites indexadores de torrents como os sites indicados aqui. O mininova inclusive tem uma ferramenta que ordena os resultados da busca pelo número de seeds. Basta clicar em cima da palavra “seeds” na tabela de resultados que o mininova coloca os sites com mais seeds na frente dos demais.

Outra dica legal é não usar as portas padrão do uTorrent, no menu de configuração você pode escolher uma porta aleatória clicando no botão “Porta Aleatória” e também pode marcar a caixinha “Alternar a porta a cada início” que troca automaticamente a porta toda vez que você iniciar o utorrent. Isso evita que você caia em bloqueios feitos nos provedores de internet para reduzir a velocidade de download dos torrents. Mesmo com a configuração de criptografia ativada é bom ter cuidado com as portas que você vai usar para poder escapar destes bloqueios.

Configurar Portas

Os sites indexadores de torrents estão repletos de materiais protegidos por direitos autorais. Tenha cuidado ao baixar materiais protegidos como filmes, músicas, jogos, programas. Baixar qualquer material sem a devida permissão dos seus donos é infringir os direitos autorais e constitui um crime.

Apesar das leis no Brasil ainda não serem claras o suficiente com relação ao download de material para uso pessoal é bom ter cuidado com o que você está baixando. Use a rede BitTorrent apenas para baixar arquivos que você esteja certo de sua legalidade.

O BQEG não apoia a pirataria.

Veja também

<>

Comentários

Topo