Como Baixar Arquivos Usando Torrents – Parte 1

O BitTorrent é um protocolo que nos permite fazer download de arquivos indexados em sites. Esta forma de compartilhamento é amplamente utilizada hoje em dia porque usa o conceito de “compartilhe o que você baixa”. Isso maximiza o desempenho da transferência de arquivos possibilitando downloads muito rápidos.

Na rede BitTorrent todos os arquivos são quebrados em pedaços menores e, ao contrário de outras redes, estes pedaços são compartilhados em uma ordem aleatória e reconstituídos posteriormente para formar o arquivo final.

Este sistema otimiza ao máximo o desempenho geral de redes porque não existem filas de espera e os pedaços dos arquivos são compartilhados entre os interessados pelo arquivo, não sobrecarregando um servidor central, o que é comum em sites e portais de download. Desta forma quanto mais gente baixando o arquivo, mais largura de banda está disponível para baixar este arquivo, acelerando o download.

Para baixar arquivos usando o protocolo BitTorrent nós precisamos de três passos:

O primeiro passo é acessar um site, geralmente chamado de indexador ou agregador, onde podemos baixar os arquivos .torrent. Existem diversos sites com esta função como o mininova, ou #EZTV. Nestes sites você pode fazer uma busca pelos arquivos que você tem interesse como se estivesse no google.

O segundo passo é baixar o arquivo com a extensão .torrent. Este arquivo .torrent é apenas um apontador que possui o nome do arquivo que você realmente quer baixar, o tamanho deste arquivo e o endereço do tracker, que é uma máquina que mantem o registro de todos os usuários que estão baixando o arquivo em questão. Se o tracker estiver fora do ar no momento do download, você não vai conseguir baixá-lo. Caso o tracker saia do ar depois do download iniciado você consegue continuar baixando, mas sem que você tenha a informação de quais usuários estão online no momento.

O terceiro passo para baixar seus arquivos usando torrents é um cliente para a rede BitTorrent. Este cliente tem a função de abrir os torrents, ler os dados contidos nele e gerenciar o processo de download / compartilhamento do arquivo com os demais usuários da rede. Existem vários clientes de torrent na internet, segue o nome de alguns dos clientes mais populares: uTorrent, BitComet e Vuze (Antigo Azureus).

Na segunda parte deste artigo, iremos fazer um pequeno tutorial de uso do utorrent,  um cliente de BitTorrent muito leve e rápido, ainda com a facilidade de não precisar de instalação e poder rodar diretamente do seu pen drive.

* O BQEG não apóia ou incentiva a pirataria.

Veja também

<>

Comentários

Topo