Colocando acentos no teclado

Uma dos problemas mais chatos que podemos encontrar no computador é quando o layout do teclado está desconfigurado, como por exemplo quando apertamos a tecla Ç e aparece ;. Por incrível que pareça, é bem simples configurar e entender como o layout do teclado funciona.

Nesse tutorial vamos ensinar como configurar o layout do teclado no Windows XP. Caso você utilize outro sistema operacional, entre em contato conosco que publicaremos como alterar o layout do teclado no seu sistema operacional assim que possível. Utilizaremos o Windows XP nesse artigo pois a grande maioria dos usuários utiliza essa versão do sistema operacional da Microsoft.

Primeiramente, precisamos identificar o layout do seu teclado. Normalmente, aqui no Brasil, caso o seu Desktop ou Notebook tenha sido comprado em nosso país, o layout do teclado é o ABNT2. Nesse layout, temos uma tecla específica para o Ç (cê cedilha) e logo ao lado dessa tecla temos uma outra tecla com os acentos til (~) e circunflexo (^). É importante observar que no caso dos Notebooks, como os teclados geralmente são fisicamente menores por conta do tamanho reduzido das máquinas, a tecla pode estar em outra posição que não ao lado do Ç. Mas mesmo assim, o seu layout será identificado como ABNT2.

Caso o seu Desktop ou Notebook tenha sido importado, o layout que normalmente vem no teclado é o Estados Unidos-Internacional (United States-International). Nesse caso não há uma tecla específica para o Ç e para essa letra ser digitada, deve-se primeiro teclar o acento agudo (´) e depois a letra C. Abaixo seguem imagens dos dois layouts citados:

Layout ABNT2
Layout ABNT2
Layout EUA-Internacional
Layout EUA-Internacional

Após identificar o seu Layout, chegou a hora de configurar o seu teclado adequadamente no Windows XP. O primeiro passo é clicar no Menu Iniciar-> Configurações -> Painel de Controle, conforme a figura abaixo, caso você esteja utilizando o Menu Iniciar Clássico do Windows. Se você estiver utilizando o Menu Iniciar do Windows XP, basta clicar em Menu Iniciar – Painel de Controle (que estará a direita), conforme a Figura 2.

Figura 1 – Abrindo o painel de controle no Menu Iniciar clássico.
Figura 2 – Abrindo o painel de controle no Menu Iniciar do Windows XP.

Provavelmente o seu Painel de Controle estará no modo de exibição por categoria, conforme mostra a figura 3. Sendo assim, clique na opção a esquerda chamada “Alternar para o modo de exibição clássico.

Figura 3 – Alterando o painel de controle para modo de exibição clássico.

Agora, você deve localizar o ícone chamado “Opções Regionais e de Idioma”, e abrí-lo clicando 2x, conforme mostra abaixo a Figura 4.

Figura 4 – Abrindo o ícone “Opções Reginais e de Idioma”

Após abrir o ícone, aparecerá uma janela também chamada Opções Reginais e de Idioma. Nessa janela, há três abas no topo, sendo elas Opções Regimais, Idiomas e Avançado. Você deve selecionar a aba “Idiomas” clicando 1x com o mouse, conforme mostrado na Figura 5.

Figura 5 – Selecionando a aba Idiomas na janela de Opções Regionais.

Nessa mesma janela, existe um botão chamado “Detalhes”. Clique nesse botão 1x com o mouse, e uma nova janela irá aparecer, conforme visualizado nas figuras 6 e 7.

Figura 6 – Selecionando o botão “Detalhes”.

Figura 7 – Janela de Serviços de Texto e Opções de Entrada.

Na janela exibida na Figura 7, você irá observar os idiomas de entrada e layouts instalados no momento no seu sistema operacional. Na figura em questão, observamos que o idioma de entrada (que é o idioma no qual você irá escrever no seu computador) é o Português do Brasil, e o layout do teclado está como Português do Brasil – ABNT2.

Mas vamos partir do pressuposto de que o seu teclado possui layout Estados Unidos – Internacional e você necessita mudar pois os acentos não estão saindo nas teclas corretas.

Para fazer tal alteração, basta clicar no botão adicionar mostrado na figura anterior. Uma pequena janela irá aparecer com duas caixinhas do tipo combo (que você clica em cima e diversas opções aparecem numa janelinha).

O que deve ser entendido de importante, é que o IDIOMA DE ENTRADA é o idioma na qual a pessoa estará digitando as informações, no nosso caso o Português do Brasil. O Layout do teclado, é como a disposição das teclas encontra-se fisicamente no hardware. Literalmente falando, é a posição de cada tecla no teclado (por mais que isso pareça redundante).

Se o seu teclado é ABNT2, como mostrado na Figura 7, o Idioma de Entrada é Português do Brasil e o layout é o ABNT2. Mas como no nosso exemplo iremos alterar o layout para o Estados Unidos – Internacional, na janela mostrada na Figura 8 devemos clicar na segunda caixinha combo e navegar com a barrinha até a opção do Estados Unidos – Internacional e clicar em OK para fazer a alteração, conforme mostrado logo em seguida na Figura 9.

Figura 8 – Selecionando o Layout do teclado.

Figura 9 – Escolhendo a opção Estados Unidos – Internacional.

Escolhido o layout correto, basta clicar na opção OK e observar que o Windows XP adicionou o layout do teclado, mas não dentro do mesmo idioma de entrada, que no nosso exemplo estava correto. Observe a Figura 10 e veja o resultado. Veja que o layout ABNT2 ainda está selecionado como padrão e encontra-se em negrito.

Figura 10 – Layout adicionado.

O próximo passo é clicar na caixinha combo dentro da opção Idioma de Entrada Padrão e escolher o layout Estados Unidos – Internacional.

Figura 11 – Selecionando o layout na caixa combo.

Conforme mostrado na Figura 12, a opção muda para o novo layout.

Figura 12 – Novo layout selecionado.

Agora basta clicar no botão aplicar e pronto! Seu teclado estará corretamente configurado.

Figura 13 – Aplicando a alteração para finalizar a configuração.

Agora, para evitar que haja problemas no futuro, você pode remover a opção de layout incorreta, clicando no ABNT2 e depois no botão remover, conforme a figura 14. Se você não remover o layout incorreto, nada vai acontecer, porém em outra oportunidade você pode acidentalmente acabar selecionando o layout indesejado na barra de idiomas do Windows. Nesse caso, é mais seguro deixar apenas o layout que de fato lhe interessa.

Figura 14 – Deletando o layout do teclado incorreto.

Parabéns! Você aprendeu a configurar corretamente o layout do seu teclado ;)

Viu como é fácil? Lembrando que esse processo é idêntico caso fosse o contrário, o layout selecionado estivesse Estados Unidos – Internacional e você quisesse alterá-lo para ABNT2.

Um abraço e até a próxima!

BlogBlogs.Com.Br

Veja também

<>

Comentários

Topo