Certificações em 2009

Essa é para quem é profissional da área de TI.

Segundo Erik Eckel, proprietário de duas consultorias de TI e ex-editor executivo do site TechRepublic, essas são as 10 razões para dar importância as certificações em 2009:

1) Manter o emprego: muitas empresas estão demitindo em massa, a crise atingiu todas as esferas da economia mundial e os cortes serão grandes e sucessivos. As empresas quando encontram-se em dificuldades, tendem a reter os profissionais mais capacitados e habilidosos. Profissionais certificados tem vantagem competitiva em relação aos seus colegas. É certo que apenas a certificação não vai impedir você de ser dispensado, mas quanto mais conhecimento, preparação e capacitação, melhor.

2) Manter o patamar salarial: muitas empresas, diante de um momento de crise, procuram preservar os empregos de seus funcionários, porém sugerindo uma redução de carga horária e principalmente salarial. Possuindo certificações específicas, como por exemplo A+, Security+ e títulos Microsoft, além de outras (incluindo Cisco e Linux), qualifica o empregado a possuir salários maiores, da mesma forma que caso você deva aceitar uma redução salarial, sua redução tenderá a ser menor do que a dos seus colegas.

3) Maior empregabilidade e chances de promoção: apesar de toda a crise, algumas empresas ainda estão contratando. Outras estão apenas dando novas atribuições a seus empregados com promoções. Essas novas vagas e opções bem desejadas, podem ser decididas por dois candidatos igualmente aptos que diferem na quantidade de certificações. Uma certificação específica pode até ser fator decisivo para você poder concorrer a vaga.

4) Evolução na carreira: muitos profissionais acreditam que chegaram no topo da carreira ou ficam acomodados sendo um técnico de suporte ou administrador de redes. São posições que não receberão novas responsabilidades, melhoria no salário ou novos desafios. Certificações certamente abrem portas. Certificações como PMP (Project Management Professional) ou CompTIA Project+ mostram o seu interesse em atuar em posições de gerência de projetos, alavancando as suas possibilidades.

5) Certificações de nova geração dão diferencial: muitas certificações estão sendo atualizadas e redesenhadas. Sair na frente dos outros profissionais é fundamental para mostrar capacidade de atualização e sua percepção das tecnologias e mercados. Sem falar no fato de que muitas certificações irão expirar e você pode acabar ficando com um grande vazio no currículo.

6) Empresas irão ficar mais seletivas: consultores podem se beneficiar das vantagens de ser um profissional certificado. As empresas estão cada vez mais fazendo outsourcing de serviços de TI e elas querem garantir que os serviços e profissionais contratados são competentes. Certificações são uma ótima forma de demonstrar sua habilitade, conhecimentos e expertise para potenciais clientes.

7) Novos produtos ganharão mercado: muitas novas plataformas e produtos irão ganhar espaço em 2009, como por exemplo a plataforma do Windows Server 2008. As empresas tenderão como sempre a mudar essas plataformas e atualizar o seu parque de serviços e hardware, demandando profissionais capacitados nas tecnologias de vanguarda.

8) Empresas precisam diminuir o downtime: servidores, desktops e redes fora de combate são prejuízos certos para empresas no mercado atual. A tecnologia embarcada na empresa torna-a dependente de seus sistemas e serviços, fazendo com que qualquer downtime, por menor que seja, transforme-se num prejuízo enorme. Certificações específicas para as necessidades da empresa em que você trabalha irão lhe ajudar a saber onde e como atuar nos momentos de crise e desastres, reduzindo consideravelmente o tempo de parada dos serviços.

9) Empresas precisam reduzir custos: com a queda vertiginosa dos mercados e bolsas, reduzir custos torna-se primordial para a sobrevivência das empresas. Como resultado disso, uma produtividade maior é esperada de cada profissional. Analisando friamente, possuir profissionais certificados faz com que a empresa saiba que a atuação de uma equipe qualificada ajuda a reduzir os custos operacionais e maximiza a utilização dos recursos de TI. Um estudo realizado pela Kotler Marketing Group e publicado pela CompTIA mostrou que certificações habilita empresas a reduzir custos, identificar gaps de conhecimentos, e melhorar a produtividade. Além disso, certificações mostram-se úteis em aumentar o uptime e reduzir o turnover.

10) Confiança mostra-se útil nos momentos de turbulência: querendo ou não, ter confiança ajuda em momentos de dificuldade. 75% dos profissionais que responderam a pesquisa da Kotler disseram que sua certificação CompTIA tornou-os mais atrativos aos empregadores e 84% agora acreditam ter a skill necessária para preencher os pré-requisitos das vagas. E quase 93% acreditam que os clientes ficam mais tranquilos em trabalhar com eles, em parte por serem profissionais certificados.

Fonte: TechRepublic

Veja também

<>

Comentários

Topo