Browser Wars: descubra qual é o seu

Corinthians x Palmeiras. Mac x PC. Internet Explorer x Firefox. Windows x Linux. Qual é a relação entre esses casos? Todos são considerados grandes rivalidades, cada um em seu segmento. Com os browsers (como citado) não é diferente.

Mas opiniões pessoais a parte, ao entrar na briga para defender esse ou aquele navegador, os usuários e profissionais de TI muitas vezes se esquecem do essencial para um análise como essa: desempenho. Mas desempenho não só do próprio navegador, mas de todos os itens de configuração que envolvem a navegação na Internet.

O acesso a um site começa muito antes do clique no Browser. Ele começa no provedor, com a velocidade de banda contratada, passa pela qualidade da linha telefônica e principalmente, pelo hardware utilizado. O clique no browser é a última etapa dessa jornada.

O browser influencia na navegação? Claro que sim. Um bom browser, estável e configurado corretamente é fundamental para uma navegação a contento. Mas achar uma fórmula ideal para identificar qual é o browser que atende a sua necessidade é bastante complicado.

Pelo menos já temos algo que pode nos ajudar a decidir. O site Peacekeeper faz um cálculo com todos os browsers disponíveis em sua máquina e diz qual é o mais adequado para a sua experiência de navegação. Uma série de testes de benchmark são feitos para se chegar a um gráfico simples e fácil de compreender sobre qual é o melhor browser para você.

Não é um teste definitivo, mas cria um bom parâmetro para ajudá-lo em sua escolha. No meu teste, entre IE8 e Firefox 3.0.10, a raposa ganhou de lavada.

browser_benchmark

Vi no System Ice

Veja também

<>

Comentários

Topo