Apple Patenteia Tecnologia Multitoque

A partir de agora a Apple já pode cobrar das empresas que usam tecnologia multitoque. Utilizada em produtos como o iPhone, iPod Touch e MacBooks esta tecnologia faz que o contato de um ou mais dedos na tela sensível ao toque seja identificado como comandos a serem processados pelos equipamentos da empresa.

Agora qualquer empresa que queira fazer uso da tecnologia multitoque em seus dispositivos vai ter que licenciar seu uso direto com a Apple. A patente foi registrada sob o número 7.479.949 no escritório de patentes dos Estados Unidos.

Esta patente protege as tecnologias em uso nos dispositivos da Apple mas também é um modo da empresa se defender de possíveis cópias e adaptações que venham a ser feitas por outros fabricantes.

Tim Cook, CEO interino da Apple, fez algumas afirmações semana passada que pareciam direcionadas à Palm. “Nós gostamos de competição, desde que ninguém roube propriedade intelectual nossa. Caso isso aconteça, nós vamos atrás dos responsáveis”, afirmou o executivo. O Palm Pre, anunciado no começo de 2009 pela Palm, usa uma tela multitoque.

Para quem não conhece o Palm Pre, modelo a ser lançado em breve no mercado de telefones que faz uso da tecnologia, pode ler mais aqui e ver um vídeo mostrando o protótipo em funcionamento.

Fonte: Yahoo! Tecnologia

Veja também

<>

Comentários

Topo