Alterando o ícone do seu site no Browser

Olá pessoal!

A dica hoje é bem legal. Você que tem site, já deve ter percebido que em muitos dos sites nos quais você navega, possuem um ícone personalizado que fica ao lado do endereço no seu browser. Aqui mesmo no BQEG, você pode observar que ao lado do endereço lá em cima, aparece o nosso ícone oficial.

Para fazer isso no seu site é bem fácil, e vamos ensinar isso aqui passo-a-passo para você também personalizar o seu layout ;)

Em primeiro lugar, você deve obter a imagem a partir da qual você quer construir o seu ícone. Essa imagem pode ser gerada de diversas maneiras, existem vários programas que geram ícones a partir de imagens, mas o jeito mais fácil é através desse site, que a partir da imagem fornecida por você, gera tanto uma versão estática quanto uma versão animada do ícone para ser usada no seu site. O importante a observar é que o ícone para o seu site (que será visualizado também quando alguém adicionar seu site nos favoritos) deve ter 16×16 pixels. O ícone com 32×32 pixels que o site gera é para ser usado na área de trabalho do seu Desktop ou Notebook.

Após gerar os ícones no site do Chami, basta dezipar o arquivo com os ícones e enviá-los para a pasta raiz do seu site. Alguns serviços de blogs gratuitos também permitem que você faça a alteração. No caso de você não ter um site hospedado, basta enviar a imagem do ícone para um site que hospede imagens e apontar para lá.

O próximo passo é editar o template do seu site, adicionando a linha <link rel=”shortcut icon” href=”favicon.ico” > entre as tags <head></head> do seu site ou blog.

Voilá! Agora o seu ícone personalizado vai aparecer para todo mundo :D

O bom disso é principalmente em browsers que possuem abas, fica muito mais fácil identificar o seu site no meio de tantas abas abertas. No Firefox e Google Chrome geralmente aparece logo de cara, porém no Internet Explorer 7 (a Microsoft sempre dando trabalho, hehehe) pode ser que você tenha que dar refresh na página com ctrl-F5 ou limpar todo o cache do browser (cookies, arquivos temporários, etc.).

Caso você não consiga, basta entrar em contato para tirar suas dúvidas!

Abraços e até a próxima.

Veja também

<>

Comentários

Topo