A matemática do Twitter

Ou, manual de como desperdiçar tempo. Imagine que você segue 100 pessoas no Twitter. Imagine que essas pessoas, em média, Twittam 20 vezes por dia. Isso nos dá um total de 2000 twittadas por dia para você ler. Mas a gente sabe que a média é bem maior do que isso. Tem gente que dá 20 twittadas em menos de cinco minutos. Mas vamos pensar pequeno, sejamos modestos na nossa continha.

relogioEssas 2000 twittadas podem ter cada uma um limite máximo de 140 caracteres, mas para facilitar a soma vamos supor que todas as twittadas atinjam o limite máximo permitido. Você terá, contando por baixo, 280000 caracteres de Twittadas para ler todos os dias. Isso sem considerar o tempo que você leva para dar as suas próprias twittadas, fazer RTs e mandar direct messages.

Esses 280000 caracteres ocupam mais ou menos 90 páginas de A4 completas. Se levarmos em conta que um livro comum, normalmente tem o tamanho de meia folha de A4, podemos concluir que as 90 páginas de caracteres de Twitter podem ser convertidas em 180 páginas de um livro qualquer.

Se um livro comum em média tem 300 páginas, lendo 180 páginas por dia você levaria aproximadamente 1,7 dias pra ler o livro todo. Se você está há um ano no Twitter, isso equivale a ter lido mais de 210 livros no intervalo de 365 dias.

Agora eu pergunto: quantos livros você leu esse ano? Muita gente, a maioria esmagadora vai responder que nenhum, ou no máximo uns dois ou três. Pouquíssimos terão lido mais de cinco livros.

twitter_logoPorém, é certo que a maioria leu pelo menos 280000 caracteres de twittadas. É como a comparação entre o Hino Nacional e a música do Tchan. o,000000000000001% dos brasileiros cantam o hino inteiro, mesmo cometendo um errinho ou outro. Mas todo mundo sabe quem é Carla Perez e o que a palavra Tchan significa.

Só tem porcaria no Twitter? Não. Isso é discurso panfletário. Em todo lugar, seja na sociedade ou na Web 2.0 com suas redes sociais, tem coisa boa e coisa ruim. Mas a Internet é como cigarro. Mesmo com filtro, pode fazer mal.

Siga pessoas relevantes, busque conteúdo que agrege algo a você assim como você faz (ou deve fazer) em sua vida. E de vez em quando pare de Twittar e vá ler um livro.

Veja também

<>

Comentários

Topo