7: número da sorte ou conta de mentiroso?

Após a liberação da versão RTM (Release To Manufacturing) do Windows 7, choveu gente me perguntando a respeito do SO novo. As perguntas mais comuns são se o sistema é realmente tão bom e se já vale a pena migrar, tanto do Windows XP quanto do Windows Vista.

Respondendo primeiro a pergunta inicial, se o sistema é muito bom mesmo como todos estão falando, ainda é cedo pra dizer. Aparentemente o novo sistema operacional da Microsoft fez, de fato, avanços importantes em relação ao Windows Vista, que é mais massacrado do que deveria após as correções que sofreu com o tempo. O grande problema do Vista foi a época em que ele foi lançado. Talvez a pressa da Microsoft em manter o domínio do mercado que já carecia de novidades por conta da idade do Windows XP fez com que a empresa atropelasse o desenvolvimento e antecipasse o lançamento de um SO que não estava ainda maduro o suficiente para agradar ao mercado. Some-se isso ao fato de na época de seu lançamento quase ninguém ter hardware suficiente para rodá-lo e o desastre estava armado.

Na época, com o Windows XP como padrão, máquinas com 256Mb de memória eram mais do que normais. Quando o Vista chegou, o mercado assustou-se com a tamanha exigência de hardware que foi imposta. Até mesmo máquinas com 1Gb de memória (absurdo para a época) sofriam com o sistema. E é aí que o Windows 7 dá o pulo do gato, respondendo a segunda pergunta.

O Windows 7 é um SO muito semelhante ao Windows Vista, principalmente em relação à interface. Algumas modificações de usabilidade como a nova barra de tarefas foram feitas. O que se vê inicialmente, porém, é um sistema muito mais estável, leve e rápido. A diferença chega a ser de fato assombrosa. Em minha máquina, um Laptop Dell Vostro 1310 com processador Core 2 Duo T5670@1.8ghz e 3Gb de Ram, o Windows Vista rodava sem problemas. Porém, assim que instalei o Windows 7 percebi um desempenho muito superior em TODOS os aspectos. Menor consumo de memória, processamento mais rápido, até mesmo a bateria do Notebook tem durado bem mais do que durava na época do Windows Vista.

O Windows 7 ainda chegará oficialmente ao mercado, mas parece que veio mesmo para conquistar enorme espaço. Se você ainda é usuário de Windows XP, pense duas vezes antes de instalar o Windows 7, a não ser que você tenha hardware suficiente para isso (sim, muitas pessoas com processadores Dual Core ou X2 e 2Gb de Ram ainda utilizam Windows XP). Se você é usuário do Windows Vista, não pense duas vezes, pode instalar o Windows 7 sem medo de ser feliz.

Veja também

<>

Comentários

Topo